Programação

A entrega do material será na terça-feira:
  • 7:40 até 10:30hs e 14:00 até 16:30hs na UAME
  • 18:00hs até 19:00hs Centro de Extensão José Farias

Dia/Hora Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira
08:00 - 10:00 M1 - A Transformada de Laplace, CX - 07.
M2 - Construção de Gráficos com o Matlab, CX - Lidme.
M3 - Construções Geométricas, CX - 05.
M4 - Construindo e jogando com os poliedros, CX - 08.
Palestra: "Resolução e exploração de Problemas nas aulas de Matemática"
Silvanio de Andrade (UEPB).
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 08:15h - 09:45h
Palestra: "A Definir"
Profa. Viviane Simioli M. Campos (UFRN).
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 08:30h - 09:30h.

Palestra: "Exploração do Maple em busca de conjecturas e proposições envolvendo números perfeitos e a Função Sigma(n)"
Prof. Paulo Antônio Silvani Caetano (USP-São Carlos).
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 9:30h - 10:30h.
Palestra: "A Olimpíada Internacional de Matemática e a Medalha Fields"
Prof. José Vieira Alves (UFCG).
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 8:30h - 9:30h.

Palestra: "Modelagem Hidro-Geoquímica-Mecânica em Meios Porosos Reativos: Aplicação ao Sequestro Geológico do Dióxido de Carbono"
Prof. Sidarta Lima (UFRN).
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 9:30h - 10:30h.
10:00 - 12:00 M5 - Educação Inclusiva e Matemática: uma proposta metodológica inovadora, CX - Auditório.
M6 - Utilização de material concreto nas aulas de matemática: O Geoplano como ferramenta no estudo de áreas e perímetros, CX - 05.
O1 - O Geogebra no ensino da matemática, CX - Lidme.
O2 - Xadrez na Escola, CX - 08.
O3 - Menos por menos é mais ou menos? Introduzindo o ensino dos números inteiros através de jogos e materiais manipuláveis, CX - 04.
Comunicações Orais
Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 10:00h - 11:45h.
Palestra: "EQUAÇÕES, POLINÔMIOS E NÚMEROS COMPLEXOS: um pouco de história"
Francisco César Polcino Milies (USP).
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 10:30h - 11:30h.
Palestra: "Polinômios Simétricos e Números Algébricos"
Prof. Antonio Caminha Muniz Neto (UFC).
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 10:30h - 11:30h.

Intervalo

14:00 - 16:00 M1 - A Transformada de Laplace, CX - 07.
M2 - Construção de Gráficos com o Matlab, CX - Lidme.
M3 - Construções Geométricas, CX - 05.
M4 - Construindo e jogando com os poliedros, CX - 08.
O4 - Origami Como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Matemática, CX - 04.
M7 - Utilizando o MOODLE para ensinar matemática, CX - Auditório.
M8 - Usando o Winplot para compreender o gráfico de Funções, CX - Lidme.
M9 - Conjuntos Absorventes e Atratores em um Sistema Dinâmico, CX - 08.
M10 - Multiplicação e divisão de frações: Significados e procedimentos operatórios, CX - 05.
O4 - Origami Como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Matemática, CX - 04.
Miniworkshop
Auditório da UAME, 14:00h - 17:30h.
M8 - Usando o Winplot para compreender o gráfico de Funções, CX - Lidme.
M9 - Conjuntos Absorventes e Atratores em um Sistema Dinâmico, CX - 08
M10 - Multiplicação e divisão de frações: Significados e procedimentos operatórios, CX - 05
M16 - Contando com Álgebra
O4 - Origami Como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Matemática, CX - 04.
Palestra: "Um Erro que Deu Certo"
Mário Sérgio Alves Ferreira e Alan de Araújo Guimarães (PET-Matemática-UFCG).
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 14:00h - 15:00h.

Sessão de Pôsters
Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 15:00h - 16:30h.
16:00 - 18:00 M5 - Educação Inclusiva e Matemática: uma proposta metodológica inovadora, CX - Auditório.
M2 - Utilização de material concreto nas aulas de matemática: O Geoplano como ferramenta no estudo de áreas e perímetros, CX - 05.
O1 - O Geogebra no ensino da matemática, CX - Lidme.
O2 - Xadrez na Escola, CX - 08.
O3 - Menos por menos é mais ou menos? Introduzindo o ensino dos números inteiros através de jogos e materiais manipuláveis, CX - 04.
Palestra: "Tecnologia da Informação e Comunicação"
Prof. Abigail Fregni Lins (UEPB).
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 16:30h - 17:30h.
Palestra: "A Matemática na Escola Básica e seus reflexos na Universidade"
Prof. José Urânio das Neves.
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 16:30h - 17:30h.
Palestra Encerramento: "A Equação do Calor em Geometria e Análise"
Prof. Jorge Herbert Soares de Lira (UFC).
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 16:30h - 17:30h.
18:00 - 20:00 Abertura
Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 18:30h - 19:00h

Palestra de abertura: "Dobre as cônicas e desdobre a Matemática"
Prof. Daniel Cordeiro de Morais Filho (UFCG).
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 19:00h - 20:00h.
Palestra: "Teoria Antropológica do Didático"
Marcus Bessa de Menezes (UFCG - Sumé).
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 19:00h - 20:00h.
18:30 - 20:00
M11 - Matemática Financeira com a planilha eletrônica BrOffice, CX - Lidme.
M12 - Estudando a análise de dados e probabilidade com o auxílio de recursos computacionais, RE - 07.
M13 - O Ensino da Geometria Plana: Problematização em sala de aula, RE - 04.
O5 - Construção de Poliedros e Compreensão dos Conceitos com Auxílio de dobraduras, RE - 05.
18:30 - 20:00
M11 - Matemática Financeira com a planilha eletrônica BrOffice, CX - Lidme.
M12 - Estudando a análise de dados e probabilidade com o auxílio de recursos computacionais, RE - 07.
M13 - O Ensino da Geometria Plana: Problematização em sala de aula, RE - 04.
O5 - Construção de Poliedros e Compreensão dos Conceitos com Auxílio de dobraduras, RE - 05.
20:00 - 21:30 Confraternização
Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 20:00h
Palestra: "O Mestrado Profissional em Matemática na UFCG"
Prof. Aparecido Jesuíno de Souza (UFCG).
Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 20:00h - 21:00h.
20:00 - 21:30
M14 - A problematização da trigonometria com estratégia de aprendizagem para as funções trigonométrica, RE - 08.
M15 - Introdução ao MatLab, RE - 07.
O6 - Geometria Exploratória com utilização do Tangram, RE - 04.
O7 - Arte de formular e resolver problemas matemáticos através de materiais Manipulativos, RE - 05.
M14 - A problematização da trigonometria com estratégia de aprendizagem para as funções trigonométrica, RE - 08.
M15 - Introdução ao MatLab, RE - 07.
O6 - Geometria Exploratória com utilização do Tangram, RE - 04.
O7 - Arte de formular e resolver problemas matemáticos através de materiais Manipulativos, RE - 05.

Informações detalhadas

Palestra

Título: Modelagem Hidro-Geoquímica-Mecânica em Meios Porosos Reativos: Aplicação ao Sequestro Geológico do Dióxido de Carbono.

Resumo: A modelagem matemática e computacional de processos termodinâmicos acoplados envolvendo fenômenos hidro-geoquímico-mecânicos possui aplicações imediatas em vários problemas das engenharias e ciências aplicadas, tais como, hidro-geologia, geomecânica, petrofísica, geoquímica e geotecnia ambiental. Meios porosos altamente reativos envolvem dentre outros, argilas expansivas, aquíferos e reservatórios de petróleo compostos por rochas carbonáticas cuja fase sólida é composta principalmente por calcitas e dolomitas. Neste trabalho apresentamos os principais avanços obtidos no desenvolvimento de uma modelagem matemático-numérica em meios porosos levando em consideração os efeitos geoquímicos sobre a hidrodinâmica e geomecânica. As simulações computacionais utilizando o método de volumes finitos localmente conservativos, permitem simular numericamente o processo de armazenamento geológico do dióxido de carbono em rochas carbonáticas típicas das formações geológicas dos campos pré-sal brasileiro.

Ministrante(s): Prof. Sidarta Lima(UFRN)

Minicurso

Título: A Transformada de Laplace

Ementa: Apresentar a Transformada de Laplace, suas principais e aplicações na resolução das Equações Diferenciais Lineares

Ministrante(s): Jonas Weverson de Araújo Silva, Keytt Amaral da Silva e Magna dos Reis Barbosa

Minicurso

Título: Construção de Gráficos com o Matlab

Ementa: Comandos básicos do Matlab; Construção de gráficos em duas e três dimensões; Edição e formatação de texto e gráficos

Ministrante(s): Matheus Cunha Motta e Josenildo Ferreira Galdino

Minicurso

Título: Construções Geométricas

Ementa: Construções Elementares (Paralelas e perpendiculares, divisão de um segmento em partes iguais, mediatriz, bissetriz e o arco capaz); Expressões Algébricas (A 4a Proporcional ,media geométrica e a equação do segundo grau).

Ministrante(s): Bruna Emanuelly Pereira Lucena e Laise Dias Alves Araujo

Minicurso

Título: Construindo e jogando com os Poliedros

Ementa: Poliedros regulares; poliedros não regulares; construção de poliedros; utilização de jogos que tratam propriedades dos poliedros

Ministrante(s): Dhiego V. do Amaral, Maria Wedna G. Pereira, Poliana F. de Oliveira, Pricila S. de Souza, Renê B. de Maria, Roberta Laryssa A. de Andrade; Tiêgo dos Santos Freitas

Minicurso

Título: Educação Inclusiva e Matemática: Uma proposta metodológica inovadora

Ementa: A questão da inclusão; Sistema de numeração decimal; Operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão

Ministrante(s): Adriely Soraia Rodrigues e Andréa de Andrade Moura

Minicurso

Título: Utilização De Material Concreto Nas Aulas De Matemática: O Geoplano Como Ferramenta No Estudo De Áreas E Perímetros

Ementa: Esse mini-curso vem apresentar com o auxilio do material manipulavél uma alternativa para o estudo de áreas e perímetros, mostrando a importância de se trabalhar com o Geoplano segundo alguns autores, estudando o conceito de perímetro e de área, centímetro quadrado, área do retângulo, área do quadrado e perímetro de figuras geométricas

Ministrante(s): Luanna da Cunha Soares e Janaina Cardoso da Silva

Minicurso

Título: Usando o Winplot para compreender o gráfico de Funções

Ementa: Função Afim; Função Quadrática; Funções Trigonométricas.

Ministrante(s): Cícero dos Santos

Minicurso

Título: Conjuntos Absorventes e Atratores em um Sistema Dinâmico

Ementa: Introdução a Sistemas Dinâmicos, Definição de Semigrupos, Ômega limite e alfa limite, Conjuntos Invariantes sob o Semigrupo, Conjuntos Absorventes e Atratores, Conjuntos Relativamente Compactos, O Modelo do Pêndulo com Atrito

Ministrante(s): Rodrigo Toledo Teixeira Câmara

Minicurso

Título: Matemática Financeira com a planilha eletrônica BrOffice

Ementa: Planilha Eletrônica; Juro Simples e Juro Composto; Taxas de Juros; Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos

Ministrante(s): Késia de Mélo Hermenegildo e Klécia Elanne da Silva Oliveira

Minicurso

Título: Estudando a análise de dados e probabilidade com o auxílio de recursos computacionais

Ementa: Na primeira parte desta oficina serão apresentadas atividades interativas e dinâmicas com o objetivo de ilustrar a construção de tabelas de frequência e gráficos para variáveis qualitativas, quantitativas discretas e contínuas. Através de exemplos simples, pode-se ver a construção das distribuições de frequências relativas, o efeito da alteração de valores sobre os gráficos, o agrupamento em classes e o respectivo histograma. O cenário gráfico é desenvolvido por meio de applets interativos construídos com o software GeoGebra. Na segunda parte da oficina serão exploradas propriedades básicas de eventos aleatórios e suas probabilidades através do experimento aleatório que consiste no lançamento de dois dados equilibrados. Espera-se que o estudo dirigido desta oficina sirva como uma via de mão dupla: que o participante perceba o uso do tratamento estatístico e probabilístico em aplicações e que estas aplicações motivem o estudo das várias propriedades da análise de dados. Todos os softwares usados são gratuitos e estão disponíveis nos seguintes endereços: http://www.uff.br/cdme/ e http://www.cdme.im-uff.mat.br/.

Ministrante(s): Rosemberg Gomes Trindade da Silva e Èrika Carla Alves Canuto

Minicurso

Título: O ensino da Geometria Plana: Problematização em sala de aula

Ementa: Geometria Plana: Propriedades das figuras planas (ângulos e lados), Área e Perímetro

Ministrante(s): Débora Cristina Santos e Alissá Mariane e Garcia Grymuza

Minicurso

Título: A problematização da trigonometria como estratégia de aprendizagem para as funções trigonométricas

Ementa: Trigonometria: funções trigonométricas (seno, co-seno, tangente, co-tangente, co-secante e secante)

Ministrante(s): Débora Cristina Santos, Ledevande Martins da Silva e Mauricio Alves Nascimento

Minicurso

Título: Introdução ao MatLab

Ementa: Primeiro contato com o MatLab; Cálculo fundamentais e Operações com Matrizes, vetores e escalares; Controle de fluxo e Decisão; Gráficos ; Interpolação e Ajuste de curvas; Análise polinomial; Integração numérica e Diferenciação

Ministrante(s): Gerônimo B. Alexandre e Rair Fernandes Moreira

Oficina

Título: O Geogebra no Ensino da Matemática

Ementa: Utilização do software Geogebra como ferramenta de ensino de alguns tópicos da Matemática do Ensino Médio

Ministrante(s): Aniete Andrade, Bismarque Ferreira, Brauna Nascimento, Érica Vicente, Marcella Lima, Maria Lúcia e Serilany Bento

Oficina

Título: Xadrez

Ementa: A origem do xadrez, elementos do jogo, minijogos e xadrez na escola

Ministrante(s): Fabiano da Silva, Jonas Weverson de Araújo Silva, Keytt Amaral da Silva, Magna dos Reis Barbosa, Welhington Sérgio da Silva

Oficina

Título: Menos Por Menos É Mais Ou Menos? Introduzindo O Ensino Dos Números Inteiros Através De Jogos E Materiais Manipuláveis

Ementa: Conjunto dos Números Inteiros: Definição e Operações. Com o auxilio de diversos jogos temos como proposta promover reflexões e discussões de como devem ser trabalhado o Conjunto dos Números Inteiros. O primeiro momento será destinado à apresentação de algumas situações-problema usando a Resolução de Problema como principal meio metodológico. E em seguida, utilizaremos diversos jogos que podem facilitar e potencializar o estudo dos Números Inteiros em sala de aula. Esperamos gerar um diálogo reflexivo sobre a prática pedagógica e metodológica dos principais conceitos dos Números Inteiros, indicados pela comunidade estudantil como de difícil entendimento, principalmente nos que diz respeito às operações. Aproveitaremos também a oportunidade para uma breve discussão sobre as dificuldades epistemológicas e didáticas deste conteúdo em sala de aula, visando à aprendizagem significativa dos discentes

Ministrante(s): Júlio Pereira da Silva, Misleide Silva Santiago, Hernandes Brandão e Valdir Francisco Pinheiro Filho

Oficina

Título: Origami Como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Matemática

Ementa: História do Origami; Uso do Origami em Sala de Aula; Aplicação do Origami na Matemática; Tendências no Ensino de Matemáticas; Prática: Demonstrações dos teoremas: "Soma dos ângulos internos de um triângulo", Teorema de Pitágoras, Teorema de Hagra; Teorema de Pitágoras; Inscrições de polígonos regulares; Construções de cônicas; Construções de formas tridimensionais; Construções de Poliedros; Outras aplicações: Programas e dobraduras;

Ministrante(s): Josevandro Barros Nascimento e Glageane da Silva Souza

Oficina

Título: Construção De Poliedros E Compreensão Dos Conceitos Com Auxílio De Dobraduras

Ementa: Essa oficina visa oferecer uma metodologia diferenciada para abordar o conteúdo Poliedros, proporcionando oportunidade de construi-lós e estuda-lós. Onde abordaremos: Noção de Poliedro; A relação de Euler; Poliedros regulares; Construção de Prisma; Construção de Pirâmede

Ministrante(s): Luanna da Cunha Soares, Janaina Cardoso da Silva e Alberto V. Arruda

Oficina

Título: Geometria Exploratória Com Utilização de Tangran

Ementa: História do Tangran. Construção do tangran por Dobradura. Conhecendo Conceitos Básicos de Geometria atraves do tangran(bissetriz; ponto médio; segmentos consecultivos; diagonais), pontos notaveis do triângulo(mediana; baricentro; ortocentro),conceitos de poligonos. Montando Figuras Geométricas apartir do Tangran. Carga horária da oficina: terá 4 horas de duração sendo divido em dois momentos(2 dias)

Ministrante(s): Luiz Antônio, Carlos Alberto de Lima, João Matheus Lima Costa, Lucinaldo Marinho de Brito, Andreza Farias e Wanda.

Oficina

Título: Arte de formular e resolver problemas matemáticos através de materiais manipulativos

Ementa: Exploração de alguns materiais didáticos manipulativos para a formulação de problemas matemáticos, a saber: Tangram, peças retangulares, blocos lógicos, material dourado, sólidos geométricos, sorobã, multibases, cubra doze, dentre outros. Será feito Algumas considerações sobre o uso de materiais manipuláveis nas aulas de matemática, suas implicações e limitações de autores que fazem pesquisas em educação matemática sobre essa temática. Com o auxilio desses diversos materiais, temos como proposta também promover reflexões e discussões de como um problemático matemático pode ser gerado com esses materiais manipulativos. Os participantes irão manipular e explorar os materiais formulando e resolvendo problemas matemáticos de acordo com a sua criatividade, levando em consideração os atributos e propriedades que podem ser trabalhos em cada material

Ministrante(s): Misleide Silva Santiago, Júlio Pereira da Silva, Hernandes Brandão e Valdir Francisco Pinheiro Filho

Realização:

Apoio:

©2011 página de divulgação da VI semana de matemática - Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Campina Grande.