Imprimir
DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III (Novo)
CÓDIGO: 2109128 CRÉDITOS: 04
PRÉ-REQUISITOS: Cálculo Diferencial e Integral II (2109131)
OBJETIVOS:
 
EMENTA:

Funções de várias variáveis. Limites e continuidade de funções de mais de uma variável. Derivadas parciais e direcionais. Máximos e mínimos. Multiplicadores de Lagrange. Integrais múltiplas. Teorema da Mudança de Variáveis. Aplicações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Unidade 1 – LIMITE E CONTINUIDADE
Domínio. Imagem. Gráfico e Curvas de Nível de uma Função de Várias Variáveis. Limite de Funções e suas Propriedades. Funções Contínuas e suas Propriedades.

Unidade 2 - DIFERENCIABILIDADE
Derivadas Parciais. Interpretação Geométrica e Derivadas Parciais de Ordem Superior. Derivada Direcional. Deferenciabilidade. Regra da Cadeia. Plano Tangente e Reta Normal à Superfície. Extremos de Funções de duas Variáveis. Multiplicadores de Lagrange.

Unidade 3 - INTEGRAIS MÚLTIPLAS
Integrais Duplas. Cálculo de Integrais. Áreas e Volumes. Momentos e Centro de Massa. Integrais Duplas em Coordenadas Polares. Área de Superfície. Integrais Triplas. Integrais Triplas em Coordenadas Cilíndricas e Esféricas. Aplicações da Integral Tripla. Teorema da Mudança de Variáveis.

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:


1. CÁLCULO - Thomas, G. B.; 10ª Edição; Volumes 1 e 2; Addison Wesley; São Paulo; 2002.
2. CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA - Swokowski, E.; 2ª Edição; Volumes 1 e 2; Makron Books do Brasil Editora Ltda; 1995.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:


3. CÁLCULO DAS FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL - Ávila, Geraldo; Volume 2; 7ª Edição; LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora; 2004.
4. UM CURSO DE CÁLCULO - Guidorizzi, H. L.; Volume 2; 5ª Edição; LTC - Livros Técnicos e científicos Editora; 2002.
5. CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA – Leithold, L. Volume 2; 2ª Edição; Editora Harbra; 1982.
6. CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL - Boulos, Paulo e Abud, Zara I; Volumes 1 e 2; Makron Books do Brasil Editora Ltda; 2000.