Logo UFCG Logo MAT

Grupo PET-Matemática-UFCG

Universidade Federal de Campina Grande

Pet Matemática UFCG na mídia

PET-MATEMÁTICA realiza Minicurso para alunos reforçarem conhecimentos e tirarem dúvidas

Publicado no Web Site CCT da UFCG.

O Programa de Educação Tutorial de Matemática (PET-MAT) realiza, nos dias 27 e 28 de fevereiro, o Minicurso de Matemática Básica. Alunos da Universidade Federal de Campina Grande estão convidados a participar do evento, que se realizará no Bloco CAA.

O minicurso terá nivelamento para melhor adequar as atividades aos participantes. Os horários serão disponibilizados em dois turnos: das 8h às 12h e das 18h30 às 21h. Os alunos participantes receberão certificados.

Link do evento no site CCT da UFCG(acesso 20/02/2019): http://www.cct.ufcg.edu.br/noticias/pet-matematica-realiza-minicurso-para-alunos-reforcarem-conhecimentos-e-tirarem-duvidas/

Alunos da Rede Municipal participam de exposição sobre máquinas de calcular

Publicado no jornal Vitreni do Cariri.

Na manhã desta quinta-feira, 16, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Monteiro participaram da abertura da exposição Antigas Máquinas Manuais de Calcular - Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Campina Grande.

No momento da abertura estiveram presentes os alunos das escolas da zona urbana e rural acompanhados de seus professores e diretores, além da Secretária de Educação, Ana Lima Feliciano e a equipe da Secretaria de Comunicação..

Link da notícia no site do jornal Vitrine do Cariri(acesso 11/12/2017): http://vitrinedocariri.com.br/index.php?p=noticia_int&id=45960

Alunos da Rede Municipal de Monteiro participam de exposição sobre antigas máquinas de calcular

Publicado no jornal O Pipoco.

ratuita, acontece no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia e é organizada pela Unidade Acadêmica de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande.

E foi sob olhares curiosos que as crianças puderam conhecer a histórias das antigas máquinas de calcular que vão desde o ábaco até as que empregaram os primeiros tipos de tecnologia como por exemplo a Brunsviga Fabricada entre 1925 a 1935 na Alemanha, passeando por outros modelos diferentes chegando até a máquina de escrever. Algumas delas foram expostas abertas para que os estudantes pudessem compreender seu funcionamento. Certos modelos puderam inclusive ser manuseadas pelo público com a instrução e supervisão dos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFCG.

Link da notícia no site do jornal O Pipoco (acesso 11/12/2017): http://opipoco.com.br/site/destaques/alunos-da-rede-municipal-de-monteiro-participam-de-exposicao-sobre-antigas-maquinas-de-calcular/

CG recebe exposição sobre antigas máquinas de calcular

Publicado no jornal Portal Correio.

A cidade de Campina Grande irá receber, na próxima terça (5) e quarta-feira (6), a exposição ‘Antigas Máquinas Manuais de Calcular – Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente’. A mostra, que tem entrada gratuita, acontece no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia e é organizada pela Unidade Acadêmica de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Durante a exposição, o visitante, sempre acompanhado com um monitor, terá oportunidade de operar algumas máquinas. Serão expostas em torno de 25 máquinas, de diversas nacionalidades e marcas, todas com mais de 30 anos, algumas com quase 100 anos.

Link da notícia no site do Portal correio(acesso 11/12/2017): https://noticias.r7.com/portal-correio/cg-recebe-exposicao-sobre-antigas-maquinas-de-calcular-28112017

Campina Grande receberá exposição sobre antigas máquinas de calcular

Publicado no jornal WSCOM.

A cidade de Campina Grande irá receber nos próximos dias 05 e 06 de dezembro, no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, a exposição Antigas Máquinas Manuais de Calcular - Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente, realizada pelo grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) da Unidade Acadêmica de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“São peças bonitas, interessantes, belas de serem vistas e apreciadas por si só. Protótipos dos atuais computadores, são impressionantes, obra monumental da tecnologia, da engenharia, da lógica matemática e do gênio humano, que se juntaram para fazer com que um amontoado de peças de ferro seja capaz de fazer contas, sem usar energia elétrica ou qualquer software”, destaca o professor Daniel Cordeiro.

Link da notícia no site do WSCOM (acesso 11/12/2017): https://www.wscom.com.br/noticias/paraiba/campina+grande+
recebera+exposicao+sobre+antigas+maquinas+de+calcular+
-227780

Campina recebe exposição de antigas máquinas de calcular

Publicado no jornal Paraíba Online.

Dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, o Projeto de Educação Tutorial de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizou nessa terça e quarta-feira, dias 05 e 06 de dezembro, nas dependências da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Exposição Antigas Máquinas Manuais de Calcular.

Durante os dois dias da exposição, centenas de estudantes da rede pública e privada visitaram a exposição e tiveram a oportunidade de conhecer as máquinas abertas, as máquinas para crianças, produzida pela Accounting Machine Company, New York.

Link da notícia no site do Paraíba Online (acesso 11/12/2017): https://paraibaonline.com.br/2017/12/campina-recebe-exposicao-de-antigas-maquinas-de-calcular/

Monteiro e Campina Grande terão exposição de antigas máquinas de calcular

Publicado no jornal Paraíba Total.

Você sabe como complexos cálculos matemáticos eram feitos há mais de cem anos, quando sequer sonhava-se com celular ou computador? É por meio de questões como esta que o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) da Unidade Acadêmica de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, está fomentando o interesse pela exposição Antigas Máquinas Manuais de Calcular - Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente

“A exposição em si é capaz de atrair crianças e jovens e fazê-los refletir como se processa o desenvolvimento tecnológico e científico ao longo dos anos. Certamente, esse aspecto deve atrair os jovens para a Ciência e a Tecnologia e estimulá-los na busca de produção inovadora e do que podem criar”, defende o professor Daniel Cordeiro, que coordena o evento.

Link da notícia no site do mais PB (acesso 11/12/2017): http://www.paraibatotal.com.br/noticias/2017/11/14/22652-monteiro-e-campina-grande-terao-exposicao-de-antigas-maquinas-de-calcular

Exposição traz a Campina máquinas antigas de calcular

Publicado no jornal mais PB.

Durante a mostra, serão expostas em torno de 25 máquinas, de diversas nacionalidades e marcas, todas com mais de 30 anos, algumas com quase 100 anos. Além de ver os equipamentos e saber um pouco mais da sua história e funcionamento, o visitante terá a oportunidade de operar algumas máquinas.

A exposição é direcionada a estudantes de todas as idades e a população em geral que se interessa pelo tema.

“A exposição estimula os jovens e faz com que eles conheçam a produção do passado para poder entender melhor o presente”, disse o secretário Tovar Correia Lima.

Link da notícia no site do mais PB (acesso 11/12/2017): http://www.maispb.com.br/239027/exposicao-traz-campina-maquinas-antigas-de-calcular.html

Monteiro firma parceria com UFCG e recebe exposição sobre antigas máquinas de calcular

Publicado no Web Site da UFCG.

A vida cotidiana nos faz usar celulares, tablets, calculadoras de mesa ou até mesmo no computador, mas quantos de nós já tivemos a curiosidade de saber como complexos cálculos matemáticos eram feitos há mais de cem anos, quando nem sequer sonhava-se com algum aparelho com o mínimo de tecnologia? O PET-MATEMÁTICA/UFCG - sob coordenação do professor Daniel Cordeiro, expôs o projeto Antigas Máquinas Manuais de Calcular - Uma maneira moderna para entender como funcionam os algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão pela semana de ciência e tecnologia em Monteiro nos dias 16 e 17 de novembro.

Link da notícia no site da UFCG: http://zabeleligado.blogspot.com.br/2017/11/monteiro-firma-parceria-com-ufcg-e.html

UFCG apresenta "Antigas Máquinas Manuais de Calcular" em bienal e festival nacionais Projeto do PET/Matemática conta a história de como chegamos aos computadores e calculadoras

Publicado no Web Site da UFCG.

Como se faziam cálculos antes dos computadores e calculadoras eletrônicas é o que o grupo PET-Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estará apresentando na Bienal da Matemática, de 23 a 30 de abril, e no Festival de Matemática, de 27 a 30 de abril, ambos a se realizar no Rio de Janeiro e promovidos pela Sociedade Brasileira de Matemática. Único grupo do Norte-Nordeste, o PET/UFCG - sob coordenação do professor Daniel Cordeiro, exporá o projeto Antigas Máquinas Manuais de Calcular - Uma maneira moderna para entender como funcionam os algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão.

"Hoje todos têm fácil acesso aos computadores, aos celulares e às calculadoras eletrônicas, inclusas nesses aparelhos, que se tornaram parte natural do cotidiano das pessoas. O uso frequente desse tipo de calculadora não deveria deixar de provocar certos questionamentos, que podem ser a base de perguntas extremamente interessantes para os alunos e professores", provoca o coordenador, afirmando que as respostas a essas perguntas a exposição apresenta.

"São invenções geniais, uma comprovação da inventividade sem limites do homem. Apresentamos uma parte da história de como se faziam os cálculos antigamente e de como algumas dessas calculadoras mecânicas funcionavam", comentou

Link da notícia no site da UFCG: http://www.ufcg.edu.br/mobile/noticias/mostra_noticia.php?codigo=19472

Grupo da UFCG promove atividade para resolução de questões de Matemática do Enem

Publicado no Web Site da UFCG.

Em sua sexta edição, o EneMat é preparado por bolsistas do Pet Matemática da UFCG com o auxílio do professor tutor do programa. Os alunos resolvem as questões de forma crítica, analisam o tipo de abordagem usada, a contextualização do problema e apresentam dicas para a resolução da questão da forma mais simples para os alunos do Ensino Médio.

“Com as dicas que vamos dar no aulão, os alunos que vão fazer a prova do Enem poderão fazer cálculos mais rapidamente e ganharão mais tempo para a resolução da prova”, explica o professor da UFCG, Daniel Cordeiro.

A resolução da prova do ENEM 2014 pelo Grupo PET-Matemática está disponível no site: http://www.mat.ufcg.edu.br/pet/material.html

Link da notícia no site da UFCG: http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/
mostra_noticia.php?codigo=17930

Prova objetiva do Mestrado Profissional em Matemática é solucionada pela UFCG

Publicado no Web Site da UFCG.

O grupo do Programa de Educação Tutorial (PET/Matemática) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) disponibilizou em sua página a resolução da prova objetiva do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), realizada no último dia 19 de fevereiro. A correção da prova está sendo recomendada aos candidatos pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) no site do programa.

A resolução da prova foi feita por um grupo nove alunos bolsistas do grupo Pet-Matemática sob orientação e supervisão do professor e tutor, Daniel Cordeiro. Segundo ele, o grupo já vem trabalhando em resoluções de provas de Matemática e realizando análises criticas de alguns exames, como o Enem, por exemplo.

"No caso do PROFMAT, havia uma procura muito grande pela resolução das questões. Então, resolvemos disponibilizar em nossa página. Foi uma grata satisfação para nós a SBM referendar e indicar aos candidatos a resolução da prova feita por nós. Temos tido um número incrível de acesso em nível nacional e até internacional" revelou.

A expectativa é que até o dia 18 de março o resultado seja divulgado. Só na UFCG, duzentos e quatro candidatos se inscreveram para concorrer as 15 vagas disponibilizadas pela instituição.

Além da UFCG, mais 53 instituições em todo o Brasil estão participando do PROFMAT. O objetivo é promover a formação continuada de professores das redes públicas de educação. O curso, que funcionará de forma semipresencial, é resultado de uma chamada pública para constituição de uma rede para a oferta do programa de Mestrado Profissional em Matemática em rede nacional, promovido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Para mais informações sobre o PROFMAT acesse o endereço oficial do curso em rede nacional, http://www.profmat-sbm.org.br. Veja também a página coordenada pela Unidade Acadêmica de Matemática da UFCG: http://www.mat.ufcg.edu.br/uame/extensao/Mestrado
Profissional.html

A solução da prova está disponível na página do Pet-Matemática: http://www.mat.ufcg.edu.br/pet/index.html

2024 - Grupo PET-Matemática-UFCG.