Logo UFCG Logo DME

Grupo PET-Matemática UFCG

Universidade Federal de Campina Grande

Pet Matemática UFCG na mídia

Alunos da Rede Municipal participam de exposição sobre máquinas de calcular

Publicado no jornal Vitreni do Cariri.

Na manhã desta quinta-feira, 16, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Monteiro participaram da abertura da exposição Antigas Máquinas Manuais de Calcular - Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Campina Grande.

No momento da abertura estiveram presentes os alunos das escolas da zona urbana e rural acompanhados de seus professores e diretores, além da Secretária de Educação, Ana Lima Feliciano e a equipe da Secretaria de Comunicação..

Link da notícia no site do jornal Vitrine do Cariri(acesso 11/12/2017): http://vitrinedocariri.com.br/index.php?p=noticia_int&id=45960

Alunos da Rede Municipal de Monteiro participam de exposição sobre antigas máquinas de calcular

Publicado no jornal O Pipoco.

ratuita, acontece no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia e é organizada pela Unidade Acadêmica de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande.

E foi sob olhares curiosos que as crianças puderam conhecer a histórias das antigas máquinas de calcular que vão desde o ábaco até as que empregaram os primeiros tipos de tecnologia como por exemplo a Brunsviga Fabricada entre 1925 a 1935 na Alemanha, passeando por outros modelos diferentes chegando até a máquina de escrever. Algumas delas foram expostas abertas para que os estudantes pudessem compreender seu funcionamento. Certos modelos puderam inclusive ser manuseadas pelo público com a instrução e supervisão dos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFCG.

Link da notícia no site do jornal O Pipoco (acesso 11/12/2017): http://opipoco.com.br/site/destaques/alunos-da-rede-municipal-de-monteiro-participam-de-exposicao-sobre-antigas-maquinas-de-calcular/

CG recebe exposição sobre antigas máquinas de calcular

Publicado no jornal Portal Correio.

A cidade de Campina Grande irá receber, na próxima terça (5) e quarta-feira (6), a exposição ‘Antigas Máquinas Manuais de Calcular – Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente’. A mostra, que tem entrada gratuita, acontece no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia e é organizada pela Unidade Acadêmica de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Durante a exposição, o visitante, sempre acompanhado com um monitor, terá oportunidade de operar algumas máquinas. Serão expostas em torno de 25 máquinas, de diversas nacionalidades e marcas, todas com mais de 30 anos, algumas com quase 100 anos.

Link da notícia no site do Portal correio(acesso 11/12/2017): https://noticias.r7.com/portal-correio/cg-recebe-exposicao-sobre-antigas-maquinas-de-calcular-28112017

Campina Grande receberá exposição sobre antigas máquinas de calcular

Publicado no jornal WSCOM.

A cidade de Campina Grande irá receber nos próximos dias 05 e 06 de dezembro, no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, a exposição Antigas Máquinas Manuais de Calcular - Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente, realizada pelo grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) da Unidade Acadêmica de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“São peças bonitas, interessantes, belas de serem vistas e apreciadas por si só. Protótipos dos atuais computadores, são impressionantes, obra monumental da tecnologia, da engenharia, da lógica matemática e do gênio humano, que se juntaram para fazer com que um amontoado de peças de ferro seja capaz de fazer contas, sem usar energia elétrica ou qualquer software”, destaca o professor Daniel Cordeiro.

Link da notícia no site do WSCOM (acesso 11/12/2017): https://www.wscom.com.br/noticias/paraiba/campina+grande+
recebera+exposicao+sobre+antigas+maquinas+de+calcular+
-227780

Campina recebe exposição de antigas máquinas de calcular

Publicado no jornal Paraíba Online.

Dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, o Projeto de Educação Tutorial de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizou nessa terça e quarta-feira, dias 05 e 06 de dezembro, nas dependências da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Exposição Antigas Máquinas Manuais de Calcular.

Durante os dois dias da exposição, centenas de estudantes da rede pública e privada visitaram a exposição e tiveram a oportunidade de conhecer as máquinas abertas, as máquinas para crianças, produzida pela Accounting Machine Company, New York.

Link da notícia no site do Paraíba Online (acesso 11/12/2017): https://paraibaonline.com.br/2017/12/campina-recebe-exposicao-de-antigas-maquinas-de-calcular/

Monteiro e Campina Grande terão exposição de antigas máquinas de calcular

Publicado no jornal Paraíba Total.

Você sabe como complexos cálculos matemáticos eram feitos há mais de cem anos, quando sequer sonhava-se com celular ou computador? É por meio de questões como esta que o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) da Unidade Acadêmica de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, está fomentando o interesse pela exposição Antigas Máquinas Manuais de Calcular - Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente

“A exposição em si é capaz de atrair crianças e jovens e fazê-los refletir como se processa o desenvolvimento tecnológico e científico ao longo dos anos. Certamente, esse aspecto deve atrair os jovens para a Ciência e a Tecnologia e estimulá-los na busca de produção inovadora e do que podem criar”, defende o professor Daniel Cordeiro, que coordena o evento.

Link da notícia no site do mais PB (acesso 11/12/2017): http://www.paraibatotal.com.br/noticias/2017/11/14/22652-monteiro-e-campina-grande-terao-exposicao-de-antigas-maquinas-de-calcular

Exposição traz a Campina máquinas antigas de calcular

Publicado no jornal mais PB.

Durante a mostra, serão expostas em torno de 25 máquinas, de diversas nacionalidades e marcas, todas com mais de 30 anos, algumas com quase 100 anos. Além de ver os equipamentos e saber um pouco mais da sua história e funcionamento, o visitante terá a oportunidade de operar algumas máquinas.

A exposição é direcionada a estudantes de todas as idades e a população em geral que se interessa pelo tema.

“A exposição estimula os jovens e faz com que eles conheçam a produção do passado para poder entender melhor o presente”, disse o secretário Tovar Correia Lima.

Link da notícia no site do mais PB (acesso 11/12/2017): http://www.maispb.com.br/239027/exposicao-traz-campina-maquinas-antigas-de-calcular.html

Monteiro firma parceria com UFCG e recebe exposição sobre antigas máquinas de calcular

Publicado no Web Site da UFCG.

A vida cotidiana nos faz usar celulares, tablets, calculadoras de mesa ou até mesmo no computador, mas quantos de nós já tivemos a curiosidade de saber como complexos cálculos matemáticos eram feitos há mais de cem anos, quando nem sequer sonhava-se com algum aparelho com o mínimo de tecnologia? O PET-MATEMÁTICA/UFCG - sob coordenação do professor Daniel Cordeiro, expôs o projeto Antigas Máquinas Manuais de Calcular - Uma maneira moderna para entender como funcionam os algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão pela semana de ciência e tecnologia em Monteiro nos dias 16 e 17 de novembro.

Link da notícia no site da UFCG: http://zabeleligado.blogspot.com.br/2017/11/monteiro-firma-parceria-com-ufcg-e.html

UFCG apresenta "Antigas Máquinas Manuais de Calcular" em bienal e festival nacionais Projeto do PET/Matemática conta a história de como chegamos aos computadores e calculadoras

Publicado no Web Site da UFCG.

Como se faziam cálculos antes dos computadores e calculadoras eletrônicas é o que o grupo PET-Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estará apresentando na Bienal da Matemática, de 23 a 30 de abril, e no Festival de Matemática, de 27 a 30 de abril, ambos a se realizar no Rio de Janeiro e promovidos pela Sociedade Brasileira de Matemática. Único grupo do Norte-Nordeste, o PET/UFCG - sob coordenação do professor Daniel Cordeiro, exporá o projeto Antigas Máquinas Manuais de Calcular - Uma maneira moderna para entender como funcionam os algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão.

"Hoje todos têm fácil acesso aos computadores, aos celulares e às calculadoras eletrônicas, inclusas nesses aparelhos, que se tornaram parte natural do cotidiano das pessoas. O uso frequente desse tipo de calculadora não deveria deixar de provocar certos questionamentos, que podem ser a base de perguntas extremamente interessantes para os alunos e professores", provoca o coordenador, afirmando que as respostas a essas perguntas a exposição apresenta.

"São invenções geniais, uma comprovação da inventividade sem limites do homem. Apresentamos uma parte da história de como se faziam os cálculos antigamente e de como algumas dessas calculadoras mecânicas funcionavam", comentou

Link da notícia no site da UFCG: http://www.ufcg.edu.br/mobile/noticias/mostra_noticia.php?codigo=19472

Grupo da UFCG promove atividade para resolução de questões de Matemática do Enem

Publicado no Web Site da UFCG.

Em sua sexta edição, o EneMat é preparado por bolsistas do Pet Matemática da UFCG com o auxílio do professor tutor do programa. Os alunos resolvem as questões de forma crítica, analisam o tipo de abordagem usada, a contextualização do problema e apresentam dicas para a resolução da questão da forma mais simples para os alunos do Ensino Médio.

“Com as dicas que vamos dar no aulão, os alunos que vão fazer a prova do Enem poderão fazer cálculos mais rapidamente e ganharão mais tempo para a resolução da prova”, explica o professor da UFCG, Daniel Cordeiro.

A resolução da prova do ENEM 2014 pelo Grupo PET-Matemática está disponível no site: http://www.dme.ufcg.edu.br/pet/material.html

Link da notícia no site da UFCG: http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/
mostra_noticia.php?codigo=17930

Prova objetiva do Mestrado Profissional em Matemática é solucionada pela UFCG

Publicado no Web Site da UFCG.

O grupo do Programa de Educação Tutorial (PET/Matemática) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) disponibilizou em sua página a resolução da prova objetiva do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), realizada no último dia 19 de fevereiro. A correção da prova está sendo recomendada aos candidatos pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) no site do programa.

A resolução da prova foi feita por um grupo nove alunos bolsistas do grupo Pet-Matemática sob orientação e supervisão do professor e tutor, Daniel Cordeiro. Segundo ele, o grupo já vem trabalhando em resoluções de provas de Matemática e realizando análises criticas de alguns exames, como o Enem, por exemplo.

"No caso do PROFMAT, havia uma procura muito grande pela resolução das questões. Então, resolvemos disponibilizar em nossa página. Foi uma grata satisfação para nós a SBM referendar e indicar aos candidatos a resolução da prova feita por nós. Temos tido um número incrível de acesso em nível nacional e até internacional" revelou.

A expectativa é que até o dia 18 de março o resultado seja divulgado. Só na UFCG, duzentos e quatro candidatos se inscreveram para concorrer as 15 vagas disponibilizadas pela instituição.

Além da UFCG, mais 53 instituições em todo o Brasil estão participando do PROFMAT. O objetivo é promover a formação continuada de professores das redes públicas de educação. O curso, que funcionará de forma semipresencial, é resultado de uma chamada pública para constituição de uma rede para a oferta do programa de Mestrado Profissional em Matemática em rede nacional, promovido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Para mais informações sobre o PROFMAT acesse o endereço oficial do curso em rede nacional, http://www.profmat-sbm.org.br. Veja também a página coordenada pela Unidade Acadêmica de Matemática da UFCG: http://www.dme.ufcg.edu.br/uame/extensao/Mestrado
Profissional.html

A solução da prova está disponível na página do Pet-Matemática: http://www.dme.ufcg.edu.br/pet/index.html

2017 - Grupo PET-Matemática UFCG.