Logo UFCG Logo DME

Grupo PET-Matemática UFCG

Universidade Federal de Campina Grande

Pet Matemática UFCG na mídia

UFCG apresenta "Antigas Máquinas Manuais de Calcular" em bienal e festival nacionais Projeto do PET/Matemática conta a história de como chegamos aos computadores e calculadoras

Publicado no Web Site da UFCG.

Como se faziam cálculos antes dos computadores e calculadoras eletrônicas é o que o grupo PET-Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estará apresentando na Bienal da Matemática, de 23 a 30 de abril, e no Festival de Matemática, de 27 a 30 de abril, ambos a se realizar no Rio de Janeiro e promovidos pela Sociedade Brasileira de Matemática. Único grupo do Norte-Nordeste, o PET/UFCG - sob coordenação do professor Daniel Cordeiro, exporá o projeto Antigas Máquinas Manuais de Calcular - Uma maneira moderna para entender como funcionam os algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão.

"Hoje todos têm fácil acesso aos computadores, aos celulares e às calculadoras eletrônicas, inclusas nesses aparelhos, que se tornaram parte natural do cotidiano das pessoas. O uso frequente desse tipo de calculadora não deveria deixar de provocar certos questionamentos, que podem ser a base de perguntas extremamente interessantes para os alunos e professores", provoca o coordenador, afirmando que as respostas a essas perguntas a exposição apresenta.

"São invenções geniais, uma comprovação da inventividade sem limites do homem. Apresentamos uma parte da história de como se faziam os cálculos antigamente e de como algumas dessas calculadoras mecânicas funcionavam", comentou

Link da notícia no site da UFCG: http://www.ufcg.edu.br/mobile/noticias/mostra_noticia.php?codigo=19472

Grupo da UFCG promove atividade para resolução de questões de Matemática do Enem

Publicado no Web Site da UFCG.

Em sua sexta edição, o EneMat é preparado por bolsistas do Pet Matemática da UFCG com o auxílio do professor tutor do programa. Os alunos resolvem as questões de forma crítica, analisam o tipo de abordagem usada, a contextualização do problema e apresentam dicas para a resolução da questão da forma mais simples para os alunos do Ensino Médio.

“Com as dicas que vamos dar no aulão, os alunos que vão fazer a prova do Enem poderão fazer cálculos mais rapidamente e ganharão mais tempo para a resolução da prova”, explica o professor da UFCG, Daniel Cordeiro.

A resolução da prova do ENEM 2014 pelo Grupo PET-Matemática está disponível no site: http://www.dme.ufcg.edu.br/pet/material.html

Link da notícia no site da UFCG: http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=17930

Prova objetiva do Mestrado Profissional em Matemática é solucionada pela UFCG

Publicado no Web Site da UFCG.

O grupo do Programa de Educação Tutorial (PET/Matemática) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) disponibilizou em sua página a resolução da prova objetiva do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), realizada no último dia 19 de fevereiro. A correção da prova está sendo recomendada aos candidatos pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) no site do programa.

A resolução da prova foi feita por um grupo nove alunos bolsistas do grupo Pet-Matemática sob orientação e supervisão do professor e tutor, Daniel Cordeiro. Segundo ele, o grupo já vem trabalhando em resoluções de provas de Matemática e realizando análises criticas de alguns exames, como o Enem, por exemplo.

"No caso do PROFMAT, havia uma procura muito grande pela resolução das questões. Então, resolvemos disponibilizar em nossa página. Foi uma grata satisfação para nós a SBM referendar e indicar aos candidatos a resolução da prova feita por nós. Temos tido um número incrível de acesso em nível nacional e até internacional" revelou.

A expectativa é que até o dia 18 de março o resultado seja divulgado. Só na UFCG, duzentos e quatro candidatos se inscreveram para concorrer as 15 vagas disponibilizadas pela instituição.

Além da UFCG, mais 53 instituições em todo o Brasil estão participando do PROFMAT. O objetivo é promover a formação continuada de professores das redes públicas de educação. O curso, que funcionará de forma semipresencial, é resultado de uma chamada pública para constituição de uma rede para a oferta do programa de Mestrado Profissional em Matemática em rede nacional, promovido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Para mais informações sobre o PROFMAT acesse o endereço oficial do curso em rede nacional, http://www.profmat-sbm.org.br. Veja também a página coordenada pela Unidade Acadêmica de Matemática da UFCG: http://www.dme.ufcg.edu.br/uame/extensao/MestradoProfissional.html

A solução da prova está disponível na página do Pet-Matemática: http://www.dme.ufcg.edu.br/pet/index.html

2017 - Grupo PET-Matemática UFCG.